Durante o 5 e 9 de Outubro teve lugar a celebração da mini-fórum: "Desafios, o progresso e a inovação no processamento de alimentos." Realizou-se na sede do Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU), em Montevidéu, envolvendo empresas e instituições ligadas à ciência e tecnologia alimentar, desde os produtores de alimentos a reguladores, às universidades que trabalham nesta área, para ver em primeira entregar as tendências mundiais em ciência dos alimentos e engenharia, estar em contacto com expositores eminente reputação em todo o mundo.
INNOVA estava recebendo a combinação proporcionou uma oportunidade para aprender e compartilhar experiências sobre as últimas tendências em matéria de ciência e tecnologia de alimentos. Esta foi uma oportunidade única para compartilhar com colegas de todo o mundo num ambiente educacional e profissional emocionante. A reunião foi realizada em três temas:
- Segurança e qualidade dos alimentos: engenharia e saúde
- O papel da água na indústria alimentar
- Adopção de inovação
"Processamento mínimo de alimentos e tecnologias emergentes" e "Projeto higiénico de equipamentos e instalações" são dois cursos pré-simpósio que foram desenvolvidos.