A rede GEnoPsySEn pretende criar uma equipa de trabalho cooperativo entre países Ibero-Americanos, com o objetivo de definir estratégias para desenvolver dispositivos descartáveis, baratos e de fácil utilização, baseados em genossensores eletroquímicos para detetar polimorfismos genéticos que influenciam a resposta a fármacos associados a doenças do sistema nervoso central (depressão, esquizofrenia, epilepsia e delírios não metabólicos).
A nível mundial existe uma necessidade premente dos clínicos em praticar uma medicina personalizada através da aplicação de terapêuticas individualizadas a cada paciente. Assim, a rede GEnoPsySEn pretende colmatar a lacuna existente nos meios de diagnóstico e criar genossensores precisos que, de uma forma rápida e no local da consulta, possam ser utilizados pelos médicos na prescrição de tratamentos adequados.
Assim, a GEnoPsySEn pretende contribuir para a transferência de conhecimento entre a academia e o tecido empresarial, assim como para a melhoria do cuidados de saúde dos países, envolvidos através de uma estreita articulação com serviços nacionais de saúde da rede GEnoPsySEn.