ENARC 2023 - Encontro Nacional de Aproveitamento de Resíduos na Construção: Circularidade e Sustentabilidade
Nos últimos anos a economia circular tem se destacado face sua relevância para a sustentabilidade do planeta. Com abrangência desde a concepção de um projeto ou empreendimento, a economia circular busca a não geração de resíduos, o projeto de produto sem uso de materiais em quantidades desnecessárias, que constituem as perdas incorporadas, a reutilização, retrofit, entre outras ações.
Com foco no aproveitamento de resíduos o 8º Encontro Nacional de Aproveitamento de Resíduos na Construção (ENARC) é um evento que visa discutir e incentivar a disseminação de ideias e boas práticas que possam embasar e desenvolver o setor da construção no que concerne a gestão e o aproveitamento de resíduos, sob a luz da economia circular e da sustentabilidade. Neste ano o ENARC recebeu o indicador ?+? na sua sigla a fim de registrar a ampla abrangência do evento, o qual transcende o setor da construção.
O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho de Resíduos, da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), com a organização dos grupos de pesquisa CO2 Construcion (Carbon Use and Capture in the Construction Industry) e SINOVA (Grupo de pesquisa Sustentabilidade e inovação no construção), vinculados ao programa de Pós-Graduação em engenharia Civil (PPGECI) da Universidade federal da Integração Latino Americana (UNILA). O 8º ENARC+ ocorrerá entre 30 de Outubro e 01 de Novembro, 2023, em Foz do Iguaçu, na modalidade presencial. O Evento contará com palestras, cursos, visitas técnicas, debates e apresentação de trabalhos, contando com a participação de agentes dos diferentes setores e de diferentes países da América Latina.
Serão aceitos trabalhos completos para publicação nos anais e ou apresentação no evento, desde que envolvam resíduos municipais, industriais, eletrônico, agroindustriais, florestais, como águas residuais, construção e demolição, madeira, lodo, papel combustível/óleo derivado de lixo, plásticos, produtos de processos térmicos e mineração, entre outros.