Pela grande variedade de aspectos envolvimos nas operações de cominuição bem como pelo grande número de instituições interessadas em se envolver com este tema, esta ação deverá se configurar como uma rede temática que, através de uma operação em “network” utilizará as informações e competências estabelecidas em grau de excelência nas várias intituições, objetivando basicamente a otimização dos custos envolvidos nas operações de fragmentação através do manejo e do desenvolvimento de conhecimento tecnológico. Esta rede temática deverá ser configurada segunda as seguintes especialidades:
A-Otimização e controle de variáveis de operação. B-Novas concepções em projetos de equipamentos de fragmentação, inclusive equipamentos alternativos. C-Métodos avançados para projetos de circuitos de moagem e classificação. D-Treinamento de Recursos Humanos.
As instituções que poderão encabeçar uma das especialidades são as seguintes:
Especialidade A – Universidade de Concepcion – Chile. Especialidades B – C – ALTEMI – Espanha. Especialidade D – CETEM – Brasil.
As instituições acima enunciadas estabelecerão um sistema de ligação direta entre as mesmas para a trocas informações e definirão uma dentre elas que se ocupará da centralização dos dados e informações geredas, atundo como cabeça da rede temática.
Após o estabelecimento da rede, a mesma será ampliada com a participação de instituições interessadas em participar da mesma, sempre sendo avaliado o modo de participação na rede.
Os procedimentos metodológicos para o funcionamento desta rede deverão se enquadrar no termo de referência geral para redes temáticas do Programa CYTED-D e obedecerão as casracterísticas específicas de operação acertadas as três instituições líderes de especialidades.
É fundamental para o sucesso dessta ação que as entidades disponham de facilidades de comunicação e de informática compatíveis com as especilaidades a elas destinadas, além de infraestrutura adequada, o que já foi suficientemente demonstrado através de informações obtidas das mesmas.