Congregar a competência disponível na Região em áreas da Física, Química e Engenharias, assim como de empresas, que pode contribuir para o desenvolvimento das tecnologias de painéis planos (FEDs, OLEDs, microdisplays, LCDs, etc.). Congregar grupos multidisciplinares da região em torno do tema de mostradores da informação, visando a exploração de oportunidades de desenvolvimento de conhecimento sobre novas tecnologias de mostradores da informação que tenham importância para o mercado internacional.
Ampliar a base de conhecimentos científicos e tecnológicos sobre o tema de Mostradores da Informação na Região abrangendo grupos de pesquisa multidisciplinares e empresas.
Manter o monitoramento das tecnologias em desenvolvimento, das alternativas para a fabricação de mostradores e prospectar novas tecnologias de displays, consolidando este conhecimento em monografias.
Promover a interação científica e técnica continuada entre os diversos grupos interessados e propiciar o intercâmbio e a mobilidade dos pesquisadores e técnicos.
Promover a interação dos grupos de pesquisa com as empresas, dando prosseguimento aos esforços desenvolvidos na Rede de Mostradores de Cristal Líquido.
Propiciar o contato entre grupos multidisciplinares, buscando a proposição de projetos inovadores, como resultado da sinergia. Incentivar a proposição de projetos, de preferência os que possam levar a resultados práticos, utilizando as capacidades da região, seja apoiando usuários que necessitam mostradores para novos produtos, seja apoiando empresas interessadas em fabricar mostradores, seja motivando fabricantes de materiais, insumos, equipamentos e instrumentos para que se tornem futuros fornecedores para a indústria de mostradores.
Obter, manter e difundir através de monografias, o conhecimento sobre o tema e informações sobre a capacitação científica e técnica da Região. Promover o intercâmbio de informação científica e técnica.
Promover reuniões, workshops e cursos para a troca e disseminação do conhecimento básico e aplicado sobre as várias tecnologias de mostradores e fazer fluir as informações entre instituições, pesquisadores e técnicos.
Contribuir para a formação de recursos humanos em todos os níveis (pós-doutorado, doutorado, mestrado, especialização, iniciação científica e tecnológica).
Promover o contato com inter-regional e extra-regional , através do incentivo da participação de grupos de pesquisa e empresas de países de fora da região.